Projeto Elisas


Elaborada e pensada pelo Boas de Prosa, Elisas é uma oficina literária para meninas que possui o objetivo final de contribuir para a formação de jovens e adolescentes que desejam conhecer mais sobre literatura, mercado editorial e escrita literária, com foco no estímulo de suas criatividades e identidades.

Em sua primeira edição, o curso realizou cinco aulas entre março e abril de 2017 em Vitória (ES), nas quais abordamos não só a relação entre mulher e literatura, bem como questões relacionadas ao mercado editorial e à produção literária. As meninas tiveram a oportunidade de praticar a escrita e isso resultou na publicação de uma obra conjunta ao final do curso, intitulada "Elas em Órbita". A oficina foi ministrada pelas escritoras Isabella Mariano e Juane Vaillant, ao lado das assistentes Aline Miranda e Tamyres Batista Costa. A primeira edição do projeto contou com recursos do Fundo Estadual de Cultura do Espírito Santo, da Secult-ES, por meio de projeto contemplado pelo Edital 004/2016 - Coletivos Artísticos Juvenis.

O nome Elisa foi escolhido para intitular o projeto como uma referência à escritora, atriz e cantora Elisa Lucinda, nascida na cidade de Cariacica, no Espírito Santo; que em seus textos frequentemente expõe vivências e traços da identidade da mulher negra brasileira.

2ª Edição
Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do projeto Elisas: Oficina Literária para Meninas. A oficina será ministrada pelas escritoras Isabella Mariano e Juane Vaillant (do Boas de Prosa), ao lado das assistentes Brenda Almeida e Gih Queiroz, ex-alunas do curso. Neste ano, serão trabalhados, em sala, textos de duas escritoras capixabas: Elisa Lucinda e Suely Bispo.

As aulas acontecerão em quatro sábados, nos dias 16 e 23 de junho e 7 e 14 de julho, sempre das 14 às 18 horas, no Museu Capixaba do Negro “Veronica da Pas” (Mucane), no Centro de Vitória. Será fornecido todo material necessário às alunas, incluindo apostila, alimentação e ajuda de custo para transporte. O curso é voltado para meninas de 14 a 18 anos, estudantes das redes públicas de ensino do Espírito Santo.

Saiba mais em: https://www.facebook.com/boasdeprosa/photos/a.368038820034195.1073741828.366794016825342/925040054334066/?type=3&theater

Clipping

ES HOJE - Mucane recebe lançamento de coletânea literária escrita apenas por mulheres
SOU ES - Agenda - Lançamento: Elas em Órbita
DNA Urbano - Mucane recebe lançamento de coletânea literária escrita apenas por mulheres
Livros por Lívia - Mucane recebe lançamento de coletânea literária escrita apenas por mulheres
SECULT ES - FUNCULTURA: publicação “Elas em Órbita” revela os novos talentos da literatura feminina no Estado
Prefeitura de Vitória - Mucane recebe lançamento de coletânea literária escrita somente por mulheres
Nó de Gravata - #Rapidinhas - Coluna social on-line do Gabriel Gomes
Século Diário - Programação cultural do final de semana - Coletânea Elas em Órbita
Fatos&Notícias - Publicação "Elas em Órbita" revela novos talentos da literatura feminina no Estado
SEDU ES - Estudantes da Serra têm seus poemas publicados no livro “Elas em Órbitas”
Livros por Lívia - 5 Livros para dar de Presente
SECULT ES - Projeto Elisas abre inscrições para oficina literária para meninas
Prefeitura de Vitória - Projeto "Elisas" abre inscrições para oficina literária no Mucane
SOU ES - Agenda - I Sarau Elisas
Século Diário -  Agenda Cultural: teatro, Santa Jazz e outras atrações - Sarau Elisas estreia sábado